-
Arquitetos: 100architects
- Área: 245 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Amey Kandalgaonkar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Planeta Vermelho é uma intervenção no espaço público destinada a promover interações, atrair clientes e melhorar a experiência no espaço público de propriedade privada numa rua comercial ao ar livre. O Life Hub @ Daning, um empreendimento de uso misto de 250.000 m² com shopping center de 110.000 m², é um dos mais badalados shoppings centers de Xangai, por ser ao ar livre.
Desde o início, a equipe de marketing da Life Hub @ Daning insistiu em criar algo IMAGINATIVO, INSPIRADOR & INOVADOR. Algo inesperado, diferente de qualquer instalação decorativa típica, que atrairia crianças e adultos para vir e usá-lo, ao invés de passar e apenas observá-lo. Uma intervenção que, por si só, transformaria uma área de circulação em um “ESPAÇO” para parar e permanecer, onde os clientes poderiam trazer seus filhos e passar um tempo de qualidade interagindo com outras crianças e famílias.
Nossa proposta surgiu a partir de uma abordagem SURREAL, a partir da intenção de quebrar as regras convencionais de percepção, daquilo que já é concebido como realidade, a fim de despertar a imaginação e a criatividade das crianças, além de imergi-las em uma experiência colorida. Um lugar inesperado para os transeuntes.
Planeta Vermelho apresenta um campo de basquete borbulhante que serve como um playground surreal, ao invés de uma típica quadra de basquete. Com isso, proporciona-se uma topografia artificial para brincar, escalar, deslizar, sentar, deitar e muitas outras atividades imaginadas pelas crianças, que se apropriam e usam espaços de maneiras que nem esperávamos a princípio. Para melhorar a narrativa do ambiente, há uma cesta de basquete dobrada com luzes LED para iluminar a área.
Outras características, como uma pista de corrida definindo a borda da instalação, pirâmides de quadro negro que atuam tanto como obstáculos como plataformas de criatividade, bancos para os pais e outros jogos aleatórios, complementam a gama de atividades divertidas que crianças e adultos podem realizar. O tratamento monocromático, com tons de vermelho, também foi aplicado sobre o mobiliário urbano existente e elementos decorativos do local, com o objetivo de gerar uma experiência mais imersiva no surreal “Planeta Vermelho”.